Computação Gráfica



computação gráfica é a área da computação destinada à geração de imagens em geral — em forma de representação de dados e informação, ou em forma de recriação do mundo real. Ela pode possuir uma infinidade de aplicações para diversas áreas, desde a própria informática, ao produzir interfaces gráficas para softwaresistemas operacionais e sites na Internetprojetos de equipamentos para viagens espaciais, passando pelo marketing, com as suas incríveis publicidades eletrônicas, pela medicina onde a criação de imagens de órgãos internos do corpo humano possibilita o diagnóstico e a cura da doença quanto para produzir animações e jogos.
A computação gráfica surge da necessidade humana para visualização de dados. Um dos aspectos mais importantes está no desenvolvimento dos dispositivos de interação humano-computador (monitoresmousesteclados).


Segundo a ISO (“International Standards Organization”) a Computação Gráfica pode ser definida como sendo o conjunto de métodos e técnicas utilizados para converter dados para um dispositivo gráfico, via computador


Toda a computação gráfica é baseada em pixels que são pontos que fazem com que a imagem seja sintetizada visualmente em um monitor. Seja em 3D por modelagem tridimensional ou 2D, o profissional em computação gráfica trabalha direta ou indiretamente com pixels e suas compressões. Isso porque todo o nosso formato de vídeo, tanto monitores, televisores, celulares, cinema ou qualquer tipo de emissor de imagens atualmente são interligados por uma série de algoritmos e ferramentas padrões de construção e edição de imagens. Levando em conta que a maioria de criações e edições passam por um computador para um resultado melhor ou mais atraente.
Atualmente, as ferramentas para a construção de imagens (os softwares) lidam praticamente sozinhos com toda a parte algorítmica do hardware; quanto mais específico for o resultado de uma determinada ferramenta, mais real o objeto criado será. No entanto os programas mais poderosos são bastante flexíveis em relação a isso, ou seja, é possível em muitos softwares que novas ferramentas sejam criadas por usuários que tenham um mínimo de conhecimento em programação. É possível criar verdadeiros programas dentro desses programas, como é o caso do 3D Studio Max, software para criação de imagens em 3D da Autodesk, ou do Software livre Gimp para desenhos em 2D. Desta maneira, o usuário pode tanto criar algo que seja mais próximo a seu interesse como também diminuir em muito seu tempo de trabalho.



Aplicativos Para Computação Gráfica
 * Desenho Vetorial/Ilustradores                                * Desenho de bitmaps/Edição de fotos

  • Illustrator                                                           - Adobe Photoshop
  • Inkscape - aplicativo de código aberto                  - Corel PHOTO-PAINT
  • CorelDraw                                                         -  GIMP - aplicativo de código aberto
* Computer Aided Design - CAD                                * Visualizadores de imagens

* Modeladores 3D                                                    * Edição de Vídeo 
  • Wings 3D                                                         - After Effects
  • Autocad                                                           - VirtualDub - aplicativo de código aberto
  • SolidWorks                                                      - Adobe Premiere
  • Rhino3d                                                            - Sony Vegas
  • FreeCad                                                           -  Cinelerra - aplicativo de código aberto
  • SketchUp                                                         -  Final Cut
* Modeladores e Animadores 3D


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